E se abrissem o portão norte do Aqueduto para passarmos o vale de Alcantra?


Sabes que a ciclovia que atravessa o vale de Alcantra já existe ?
Sim existe mas está  é encerrada ! :)

O Aqueduto das águas Livres é considerado uma das mais notáveis obras de sempre da engenharia hidráulica de águas aduzidas e um dos raros e mais complexos abastecimentos de água do século XVIII. ...                               

 Há que lhe dar valor, sem duvida, não somente como peça museológica para admirar mas também como obra útil e pratica como ainda pode acontecer no Vale de Alcântara :) . Para tal basta recuperar a ligação para pessoas e bens em deslocação suave como alias esteve programada desde a origem do projecto .

.É uma pena que o belo Aqueduto das Aguas Livres na zona quase intransponível  Vale de Alcântara tenha deixado de ser viaduto para pessoas e bens (a que hoje chamamos Pedestres e Veículos de Mobilidade Suave ou Vulnerável!)!. .................

Recordo que há quase 300 anos já os nossos engenheiros militares Carlos Mardel, Ludovice, Manuel da Maia, Reinaldo Manuel dos Santos com D. João V e a população de Lisboa com a sua contribuição através dos impostos sobre a carne, a palha etc, ofereceram à cidade esta obra ímpar de arquitectura e engenharia na transposição do vale  com 127 arcos em 941 metros e 3.5 metros de largura.

Se conhecemos e admiramos os 21 arcos de volta perfeita e 14 em ogiva do aqueduto na transposição do Vale com certeza que sabemos dos 2 caminhos laterais com 60 cm (1 de cada lado )!

Teremos ainda medo dos empurrões de Diogo Alves ou do apelo dos 65 metros aos desesperados da vida!..?

Mas actualmente todos sabemos das técnicas de segurança quer para estes medos ou os possíveis vandalismos a um tão belo Monumento Nacional! Certo?



Já há muito que o Aqueduto das Aguas Livres perdeu a função para que foi desenhado e construído. Mas neste profundo  vale deve a beleza e a história perverter a sua outra função? _ A de viaduto para deslocações suaves sobre o vale profundo.. Ou seja permitir de um modo fácil a árdua travessia do vale para pessoas a pé, com carrinhos de bebés ou até compras, skaters, patinadores, e claro os que mais cobição a abertura permanente do portão poente_ Os ciclistas em deslocação diária ou lúdica :)

A ciclovia que atravessa o vale de Alcantra já existe
Sim existe mas está  é encerrada ! :)
Então Museu da Água?

Saudações Desportivas.

Eliseu

0 comentários: