![]() |
E o meu nome é Eliseu, ando todos, TODOS os dias de bicicleta, ou seja, só me desloco de bicicleta ou a pé. (Ah! e de Patins... Até já me esquecia!).
De carro, autocarro, comboio, metro ou avião vou sempre contrariado e aborrecido.
Não gosto de me vangloriar por ter o conhecimento, as técnicas e os segredos de andar com segurança na cidade.
Comecei o ciclismo urbano há mais de 15 anos. É certo que a experiência de andar mais de sete mil dias na cidade me confrontou com muitas das principais dicas universalmente divulgadas por muitos colegas, e que também estão publicadas de forma gráfica ou virtual nestes meios de comunicação.
Só por curiosidade posso adiantar que, se por algum motivo subestimo alguma dessas regras, caio rapidamente na armadilha traiçoeira das situações perigosas e dos acidentes. ...(sou de facto um sobrevivente desta guerrilha urbana! EH! EH!).
É claro que sempre que me pedem posso aconselhar qualquer colega e relembrar a mim próprio o respeito por alguns princípios.
Então ai vão o que na minha consciência considero as mais significativas dicas:
1- Ter uma bicicleta de acordo com as funções, os desejos e o gosto... Quanto mais investir, mais confortável com ela se sente.
Quem lhe vender a bicicleta deve dialogar MUITO consigo e compreende-lo(a). Mas em princípio essa sua bicicleta convém sempre que seja segura a travar, leve, (irá por certo subir muitas escadas, leva-la no elevador...) e bonita para que a admire e respeite, uma vez que com ela irá repartir o seu maior bem - O Tempo.
2- Depois, nunca deixe a bicicleta ancorada nos lugares por onde navega e se distrai, mas guarde-a nos locais onde reside ou que ocupa... Mesmo que de um lugar publico se trate (restaurante biblioteca, fac. Etc).
3- É MUITO IMPORTANTE que arranje um seguro da Federação Portuguesa de Ciclismo ou da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, assim terá menos problemas se estragar outro veiculo... ou a si propria. E leia atentamente o FOLHETO que estes dois organismos, juntamente com a Autoridade Nacional de Segurança Nacional, fizeram para nós e a que deram o nome de "PEDALAR EM SEGURANÇA" (Sim...pode ver na imagem).
4- O EliseuBike tem para cima de cinquenta crónicas que pretende divertidas, cada uma das quais a partilhar uma dica de auxilio ao ciclista urbano.
Claro, não necessita de ler todas!... Divagamos sempre demais para dizer o essencial.
Os outros 7 concelhos mais importantes, para além dos 4 já referidos acima, são:
5 - Ter consciência de que o cumprimento rigoroso do código da estrada se destina essencialmente às viaturas movidas a motor e com massa e peso muito superior ao binómio constituído por si e pela sua bicicleta. Tem que o conhecer, é certo. Para depois usar a visão, o bom senso e a concentração.
Já fui testemunha de ciclistas atropelados por passarem tranquilamente, conscientes dos seus direitos, sinais luminosos verdes!
Bom... Isto não se diz publicamente... Fica só entre nós (sorriso!).
6 - Uff! o numero seis?... Então aqui dou-lhe o conselho que nunca ninguém lhe dará!
PARA andar com maior segurança numa cidade pedale o mais rápido que puder e mantenha-se atento ao extremo... Sim? Só os entregas sabem isto.
7 - Use sempre capacete. Vai surpreender-se se lhe disser que as quedas mais graves que dei foram sempre as mais estúpidas, imprevisíveis ou direi mesmo impensáveis!
8- Sempre que muda de direção levante o braço... Se for para a direita estique o braço para a direita e se for para a esquerda é para esse lado que deve esticar o braço. E isto mesmo se pensa que não vem ninguém atrás de si... Pode vir e não saber...
E depois é um bom hábito que se enraíza e que, se os seus amigos vierem atrás lhe agradecem. É que .não os surpreende nas suas decisões repentinas!
9 - Adquiriu uma bicicleta de roda fina..? Bom... Não está numa cidade alemã... Em Lisboa arranjam os buracos mas demoram o seu tempinho!... Talvez a qualidade dos materiais empregues na pavimentação não contribua para a boa preservação dos pisos...
Não se deixe surpreender pelas crateras que aparecem depois de vários dias de chuva e claro, nem pelas necessárias grelhas metálicas das drenagens de águas pluviais.
Para Lisboa o ideal é andar-se com uma bicicleta de BTT... É esteticamente despropositado mas de benefícios assegurados.
10 - Ande sempre no meio da sua faixa de rodagem... Não seja tímida(o). E só quando sentir uma viatura atrás de si é que simpaticamente deve lhe dar-lhe passagem encostando-se ligeiramente à berma. Talvez até oiça uma buzinadela de agradecimento e não terá um susto pela tangente que receberia se fosse sempre na berma!
...mas continuemos 11- Evite as artérias viárias de mais de duas faixas para cada sentido, e tenha muita atenção sempre que andar em ruas em que os sentidos contrários não forem separados por um separador central. É mesmo perigoso em caso de acidentes frontais!
12 - Convém dizer que nas cidades todos os automobilistas andam muito mais atentos e conduzem com uma maior consciência no cumprimentos das regras que ajudam na prevenção dos acidentes, e que quanto mais automóveis houver a circular muito mais segura será a sua deslocação de bicicleta na cidade... Parece um paradoxo, não é?
13 - Quem tem receio de andar no meio das viaturas automóveis deve circular sempre pelas ciclovias e, não as havendo nos pontos por onde se quer deslocar, deve então usar o Google Earth (ou Google Maps) para descobrir e estudar um percurso pelas chamadas ruas secundárias, as primeiras vias de entrada e saída na cidade, as azinhagas e estradas militares ou, como lhe gosto de chamar, "as cicatrizes do rosto da cidade"... Ande sempre, sempre que possível por essas artérias profundas da morfologia urbana.
14 - E de noite ilumine-se ..a si e à sua bicicleta., sabe porquê?... Se não lhe derem algumas LUZES antes como as 13 que acabei de lhe dar.!
Compre-as :)
15 - Por fim, lembrar que há grupos a quem se pode juntar em passeios, como os simpáticos Bikes de Lisboa ou a Massa Critica,..Lisbon Cycle Chic. E claro, o EliseuBike! Que habitualmente uma vez por mês faz passeios culturais para pessoas como a Inês O.
Seja bem vinda à Cidade das Belas Colinas.
BOAS PEDALADAS POR LX
Et je m'appelle Eliseu, je fais du vélo tous les jours, TOUS les jours, c'est-à-dire que je me déplace uniquement à vélo ou à pied. (Oh ! Et des patins à roulettes... j'oubliais presque !).
Que ce soit en voiture, en bus, en train, en métro ou en avion, je me sens toujours agacé et contrarié.
Je n'aime pas me vanter d'avoir les connaissances, les techniques et les secrets pour naviguer en ville en toute sécurité.
J'ai commencé le vélo urbain il y a plus de 15 ans. Il est vrai que l’expérience de marcher pendant plus de sept mille jours dans la ville m’a confronté à plusieurs des principaux conseils universellement diffusés par de nombreux collègues, et qui sont également publiés graphiquement ou virtuellement dans ces médias.
Juste par curiosité, je peux dire que si pour une raison quelconque je sous-estime l'une de ces règles, je tombe rapidement dans le piège perfide des situations dangereuses et des accidents. ...(Je suis bien un survivant de cette guérilla urbaine ! EH ! EH !).
Bien sûr, chaque fois qu'on me le demande, je peux conseiller n'importe quel collègue et me rappeler de respecter certains principes.
Voici donc ce que je considère comme les conseils les plus importants :
1- Avoir un vélo adapté à vos fonctions, vos envies et vos goûts... Plus vous investissez, plus vous vous sentirez à l'aise avec.
Celui qui vous vend le vélo doit vous parler BEAUCOUP et vous comprendre. Mais en principe, votre vélo doit toujours être sûr à freiner, léger (vous monterez certainement de nombreux escaliers, le prendrez en ascenseur...) et beau pour que vous l'admiriez et le respectiez, car avec lui vous partagerez votre plus grand bien - le Temps.
2- Ensuite, ne laissez jamais votre vélo ancré dans les endroits où vous naviguez et vous laissez distraire, mais rangez-le dans les lieux où vous vivez ou occupez... Même s'il s'agit d'un lieu public (restaurant, bibliothèque, université, etc.).
3- IL EST TRÈS IMPORTANT que vous souscriviez une assurance auprès de la Fédération Portugaise de Cyclisme ou de la Fédération Portugaise de Cyclotourisme et d'Utilisateurs de Vélos, afin d'avoir moins de problèmes si vous endommagez un autre véhicule... ou vous-même. Et lisez attentivement la BROCHURE que ces deux organismes, en collaboration avec l'Autorité Nationale de Sécurité, ont réalisée pour nous et qu'ils ont intitulée "FAIRE DU VÉLO EN TOUTE SÉCURITÉ" (Oui... vous pouvez le voir sur l'image).
4- EliseuBike propose plus d'une cinquantaine de chroniques qui se veulent divertissantes, chacune partageant une astuce pour aider les cyclistes urbains.
Bien sûr, il n'est pas nécessaire de les lire tous !... On s'étend toujours trop loin pour dire l'essentiel.
Les 7 autres municipalités les plus importantes, en plus des 4 déjà mentionnées ci-dessus, sont :
5 - Sachez que le strict respect du code de la route est essentiellement destiné aux véhicules à moteur dont la masse et le poids sont bien supérieurs à l'ensemble de vous et de votre vélo. Tu dois le rencontrer, c'est sûr. Utilisez ensuite votre vision, votre bon sens et votre concentration.
J'ai vu des cyclistes se faire renverser parce qu'ils passaient calmement au feu vert, conscients de leurs droits !
Bon... Ce n'est pas dit publiquement... C'est juste entre nous (sourire !).
6 - Ouf ! le chiffre six ?... Alors là je vous donne le conseil que personne ne vous donnera jamais !
Pour rouler en ville de manière plus sûre, pédalez aussi vite que possible et faites attention aux vitesses extrêmes... Oui ? Seuls les livreurs le savent.
7 - Portez toujours un casque. Vous serez surpris si je vous dis que les chutes les plus graves que j’ai eues ont toujours été les plus stupides, les plus imprévisibles voire les plus impensables !
8- Chaque fois que vous changez de direction, levez votre bras... Si vous allez vers la droite, étirez votre bras vers la droite et si vous allez vers la gauche, c'est vers ce côté que vous devez étirer votre bras. Et c'est même si vous pensez que personne ne viendra vous chercher... Vous pourriez venir sans le savoir...
Et puis c'est une bonne habitude qui prend racine et si vos amis vous courent après, ils vous remercieront. C'est juste que... ne les surprenez pas avec vos décisions soudaines !
9 - Avez-vous acheté un vélo à roues fines ? Bon... Ce n'est pas dans une ville allemande... A Lisbonne ils réparent les nids-de-poule mais ça prend du temps !... Peut-être que la qualité des matériaux utilisés pour le pavage ne contribue pas à la bonne conservation des sols...
Ne soyez pas surpris par les cratères qui apparaissent après plusieurs jours de pluie et, bien sûr, par les grilles métalliques nécessaires à l'évacuation des eaux de pluie.
À Lisbonne, l'option idéale est de faire du VTT... C'est esthétiquement inapproprié mais les bénéfices sont garantis.
10 - Marchez toujours au milieu de votre voie... Ne soyez pas timide. Et seulement lorsque vous sentez un véhicule derrière vous, vous devez gentiment le laisser passer en vous rangeant légèrement sur le côté de la route. Vous pourriez même entendre un klaxon d'appréciation et vous n'aurez pas la peur que vous auriez si vous étiez toujours sur l'accotement de la route !
...mais continuons 11- Évitez les routes à plus de deux voies dans chaque sens et faites très attention lorsque vous marchez dans des rues où les directions opposées ne sont pas séparées par un terre-plein central. C'est vraiment dangereux en cas d'accident frontal !
12 - Il convient de noter que dans les villes, tous les conducteurs sont beaucoup plus attentifs et conduisent
Sem comentários:
Enviar um comentário