Gnoseologia e Idiossincrasias de um ciclista urbano (Parte I )


............Ou a pura insensatez de pedalar! ...........................

Levanto-me do selim e carrego profundamente nos pedais.
- Tens as LUVAS calçadas?
- ...Sim, claro, protegem do frio, das quedas e evitam a formação de calos!
- E onde estão todos os dedos enquanto guias a bicicleta? - pergunta o esperto.
...Então, ...Dentro da luva... Bem agarrados ao guiador!

Resposta errada.

A resposta correcta é:
- Os dedos estão dentro da luva a segurar o guiador de um modo neutro, como se segura uma vassoura, uma pá, um stick de golfe ou de hóquei ou de todos esses desportos de"pau"! Mas sempre, sempre com os ombros descontraídos (apesar do agarrar firme e convicto!).

O Guiador não é a nossa barra de salvação, é o elemento de condução (parece básico, mas é mesmo assim).
E então porque, alem da direcção, não controla também a velocidade? Mantendo constantemente alguns dedos nos travões?
- AH! Pois, quando nos apercebemos de algum perigo, desta forma fazemos-lo imediatamente. Procuramos o travão.
Raciocínio e resposta de novo errados... Digo eu...
É destes assuntos, e de outros que deles podem derivar, que iremos hoje divagar, até alucinar se nos permitem :)

CONTROLE
O tempo gasto na percepção e interpretação do acontecimento não permite ter a atitude adequada para esse perigoso momento súbito e imprevisível, se não estivermos previamente preparados.

Em desportos em que, para alem do braço, há outro elemento antes do móbil de jogo, como o hóquei ou o ténis, por exemplo, raramente se recebe um disco ou uma bola adequadamente se não se tiver a pá ou a raqueta adaptada à previsível circunstancia!... É a chamada antecipação, previsão, estar preparado, que nos bons jogadores é tido como intuição ou genialidade.



Com a destruição completa da bicicleta do meu amigo A.K. aquando de uma abertura súbita da porta do lado do condutor, recordei os muitos sustos desse tipo que constantemente apanho.
Leio muitas vezes a dica para sempre nos mantermos afastados dos carros estacionados em linha quando circulamos na cidade. Mas raramente leio que é prudente ter constantemente um dedo na manete dos travões!

Há pouco, antes de rabiscar isto, diante de um susto semelhante, reparei que qualquer que seja a velocidade a que vá na bicicleta que considero mais urbana de todas as que andei, posiciono os dedos sempre de modo semelhante. Nessa bicicleta as manetas do travão configuram-se muito bem com o guiador.

E nesta constatação de factos chego à conclusão de que, quando travagem e desvio têm que ser repentinos, isso só é possível se realmente alguns dos nossos dedos estiveram no travão enquanto outros seguram o guiador. Sim?
...E mesmo assim por vezes dá tralho mas já não tão exuberante! (sorriso!)


Nestas conjecturas também percebi porque sinto tanta insegurança quando ando com a querida velhinha do tempo do nosso glorioso Joaquim Agostinho.
É que, tal e qual como a do meu amigo recentemente acidentado, os travões estão afastados do guiador... E o tempo entre a constatação da necessidade, decisão e operação de travar, define um hiato que pode ser fatal.

Reparem o que o Sr. Luís da Loja das Bicicletas certo dia, diante de uma ambígua argumentação que proferia a respeito de segurança no meio do trânsito, me diz:
- “Mas os travões destas bicicletas de corrida antigas não servem para travar, mas sim para ABRANDAR...” Uff! ( ah! o Pedro do Vélocité café confirma:)  .. )
eh! eh!

EQUILÍBRIO
Foi quando ensinava uns jovens  a patinar no gelo que me apercebi por comparação da elevada técnica de andar. O caminhar como descoberta da verticalidade depois do gatinhar que aprendemos na infância.

Há de facto uma grande semelhança entre andar, patinar e pedalar!
Repare que quando anda avança uma perna e se desequilibra e só então avança porque vai à procura da compensação. E assim, nesses desequilíbrios, avançamos.(sorriso inteligente!)
E que desenho, cenário ou quadro produz quando anda? O triângulo... Entremos no universo das triangulações.



(Continua )


PEDALADAS FELIZES
Eliseu
(Publicado no BiclaLx)

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