A CASA 100 EMPREGADA



Entender a casa enquanto espaço de estar, repouso ou teletrabalho, no qual as tarefas de limpeza e manutenção possam ser amplamente facilitadas e reduzidas ao mínimo, constituiu um dos pressupostos base, ainda que aparentemente possa induzir-nos nalgum empirismo, Mas estou certo que as propostas abaixo apresentadas podem servir futuramente a todos os que desejem uma casa que não dê preocupações, mas simplesmente bem-estar e prazer.
Para facilitar a manutenção e limpeza da habitação, não me limito como já tenho feito (e há equipamento no mercado) a propor os armários grandes e pequenos e loiças sanitárias embutidos nas paredes. Suspender do tecto alguns, outros, como mesas, dobráveis para as paredes E nalguns espaços que se desejem flexíveis, podemos colocar camas suspensas e elevatórias por meios mecânicos.
As futuras casas podem ter áreas muito reduzidas mas muita flexibilidade e grande polivalência de usos.


Assim, os únicos elementos que assentam no pavimento serão, na nossa proposta higienizante, os nossos pés e algumas cadeiras. 
Outros bancos, sofás ou mesmo também a cama podem serem embutidos em paredes ou, como já referi, suspensos do tecto e ter sistemas rotativos e com simples elevação por êmbolo como há muito existe nas cadeiras confortáveis para escritório.
Tudo irá depender do desenho, do espaço existente e pretendido e do investimento programado em mecânica e robótica.
 (ver imagem do esquiço) 
E sem a florestas de colunas de suporte dos múltiplos móveis domésticos assentes no solo, eliminam-se os ângulos ao nível do pavimento (pelo menos em faces opostas - encontro das paredes com o pavimento) e colocamos por baixo dos móveis linhas de água de pressão considerável que empurram o lixo até uma grelha, localizada a meio do compartimento, munida com uma bomba de sucção; linhas de ar comprimido a todo o comprimento dos móveis e junto das paredes servem para secar os pavimentos depois da lavagem e simultaneamente limpar do pó.
Ideias simples mas que aplicadas com rigor, bom gosto e respeito dos desejos e critérios do cliente podem facilitar e empolgar a vida no espaço doméstico.

0 comentários: