Já foi


 
 PASSEIO de bicicleta elétrica por CONVENTOS , AZINHAGAS com ALMOÇO na CIDADE ORIENTAL

Saída do Largo da Severa e visita ao convento de Santo  Antão o Novo (descrição rápida da sua rocambolesca história até ser hospital)  (surpresas/segredos)
Visita ao Convento do Largo da Anunciada. (provavelmente claustro e igreja encerrada)
Vamos conhecer onde viveu a Severa e o poeta que nos criou o dia de Portugal. Conheceremos um dos mais belos miradouros e o jardim romântico de Lisboa (O Jardim Braamcamp Freire, também referido como Jardim do Campo de Santana ou Jardim do Campo Mártires da Pátria)


https://lovefromportugal.substack.com/p/campo-dos-martires-da-patria

Passaremos no local onde esteve a primeira praça de toiros e em vez de conversarmos sobre os Mártires da Pátria vamos conhecer a primeira mulher intelectual que foi tambem toureira no inícios do século XX   - A Preta Fernandes


Depois a pouca distancia vamos observar a essencia do convento dos Capuchos que poucos conhecem porque se ofuscou como hospital
Mais á frente porque não fazer uma pausa para um chá, cafe ou laranjada (como diziam as belas Hospedeiras dos poucos aviões que cruzavam o céu na minha infancia|) com 1 bolo num verdadeiro Mercado Municipal que ainda funciona como tal e seguimos para a Alameda Monumental que dá pelo nome do primeiro Rei de Portugal e que Duarte Pacheco / Carmona e Salazar e o arquitecto Porfírio Pardal Monteiro no Tecnico definiram.
Vamos depois então passar pelas poucas azinhagas que ainda subsistem e que eu chamo as verdadeiras rugas da cidade.


Arquitecto / Construtor / Autor
FONTE MONUMENTAL : Arquitectos Carlos Rebelo de Andrade (1887 - 1971) e Guilherme Rebelo de Andrade (1891 - 1969). CERAMISTA: Jorge Barradas (1894 - 1971). EMPREITEIRO: Sanfer Lda.; ENGENHEIRO: Carlos Buigas (1943).
 ESCULTORES: Diogo de Macedo (1889 - 1959); Maximiniano Alves (1888 - 1954).
 Cronologia
1938 - idealização do projecto de uma fonte que comemorasse a feitura do Canal do Tejo, como meio de abastecimento de água à cidade de Lisboa; 1939 - 1940 - execução do projecto, da autoria dos arquitectos Carlos e Guillherme Rebelo de Andrade; feitura das esculturas centrais do tanque por Diogo de Macedo, tendo Maximiniano Alves executado as figuras femininas das taças; nos maciços, surgem baixos-relevos cerâmicos da autoria de Jorge Barradas; a empreitada foi da firma Sanfer Lda.; 1943 - vinda do engenheiro espanhol Carlos Buigas para estudar os jogos de água; 1943 - inauguração do monumento; 30 Maio - auto de entrega da fonte à Câmara de Lisboa


Falsa  visita ao convento mais desconhecido de Lisboa  (aos sabados náo ha visitas guiadas / não digo onde fica! :)
E agora a 5 km do fim um soberbo almoço a 11 euros (Se não acreditas vem pedalar e confirmar)
e depois uma visita ao museu que tem os mais belos azulejos de Lisboa  para beber café e mais à frente outro dos conventos que homenageia a conquista de D. Afonso I da cidade aos mouros e que Filipe II de Espanha e primeiro de Portugal.
Mais á frente outro convento e neste entramos para observar o claustro, a sala do capitulo e os seus preciosos embutidos de variadas pedras no pavimento.  Aqui o festival da azulejaria Portuguesa continua em todo o seu esplendor. 
Subimos à torre sineira deste vetusto  convento  e finalizamos a observar o percurso com um copo na mão pela módica quantia de 5 euros (um bom preço) 
Durante a viagem e a quem me acompanhar fornecerei  mais conteúdo histórico tirado do livro "Os Conventos de Lisboa" de Baltazar Matos Caeiro
  Podem alugar umas bicicletas eletricas de elevada performance no Largo da Severa onde começaremos e terminaremos o passeio.
CARREGA ai no LisboaAutêntica 




0 comentários: