Para que me Odeiem ! :)



Haverá arte na faena ?

Porque sinto encanto e fascinio sempre que num bar da Andaluzia encostado ao balcão distraidamente  observo os cartazes das paredes?

O regosijo não está no sabor das  "tapas" ou nos sons de conversas exceitantes que me rodeiam, disso tenho a certeza!
Há um outro mistério disfarçado de exaltação sempre que nesses bares Andaluzes os  meus pensamento  divergem para outros lugares onde tambem estáo registadas as tardes fatais de certos toureiros que se transformaram em mitos!

 Morrer na arena não é uma boa composição nem tem grande estética, mas cria emoção, muita paixão e deslumbramento nos chamados de aficionados... Nunca me considerei aficionado, mas observo..e admiro um matador

A arte se a houver só a encontraremos  na "faena"_ misto de técnica, perfeição rigor, medo e respeito!.. ....no movimento,... na vibração das emoções, no entusiasmo pungente entre o perigo e a certeza ou na linha que separa o desregramento das sensações da vertigem registada no despudor da insanidade humana!. .....a festa virá do excitante confronto contido entre a vida e a morte... .......essa imagem do touro negro envolto em sangue vivo  é o fim, a imagem bela ou feia mas cruel, a desolação...tal como um dia a teremos que encontrar... Mas é forte, negativa como também pode ser alguma da arte!

Em minha opinião ao acabar com as TOURADAS ..Pode se não perder cultura!…evidente que tradições de violencia tendem a terminar! …

Então o que se irá perder é a Festa, ( não confundir com espectáculo!) ,  a simbologia de bravura e dignidade, …PERDEM-SE as reminiscências da cultura marialva em face da inevitável prepotência da morte e da diversidade masculina…desaparecerá com ela o valor simbólico do poder machista. Talvez futuramente a estratificação social também se atenue e endureçam outras formas de culturas…talvez também a nobreza e o poder se desvaneça e torne tudo muito mais igualitário… mas vamos perder o ultimo júbilo ( a guerra essa é que é só atrocidade!) de assistir a rituais de vida e morte , de dimensão mitológica.

O imaginário masculino de poder, regozijo e honra tenderá a debilitar se em fase da contradição e alguma (muita ou pouca) mesquinhez da identidade masculina…
As culturas mudam e transformam-se…. ela é multifacetada e nasce de convicções filantrópicas.

Adoro ver um Matador… sei que “peco” por gostar do agora classificado de ignóbil e monstruoso! …As violações a fome e a tirania não as tolero jamais… mas as TOURADAS que desapareçam de cena lentamente…assim como se morre de velhice…

Peço desculpa de simpatizar com essa VIOLENCIA
Eliseu33

0 comentários: