Casa em Setúbal - 2018



  • Ampliação com segundo piso e adaptação para habitação de um imóvel degradado em Setúbal

  • Centro histórico de Setúbal, pequeno largo de entrada numa rua pedonal em escadas

  • Planta em cunha com 18 m2 de implantação.







Abre o video e observa  a alteração e ampliação....Posso te afirmar que meti o "Rossio na rua da Betesga" :)

Centro histórico de Setúbal, pequeno largo de entrada numa rua pedonal em escadas

1. CONCEITO E CONDICIONANTES

Ao receber este desafio para o projecto de alterações que agora sujeitamos à aprovação das Autoridades Competentes percebi que estava diante de um grande desafio - Quer pela forma, quer pelas dimensões e área de implantação, estava de facto diante de uma planta em cunha e de dimensões tais que, para respeitarmos  todas as normas legais e regulamentares, quase que o investimento necessário não justificava a área habitável.
A vontade, o entusiasmo e a determinação da cliente em residir naquele lugar fez-me aceitar o desafio. Afinal a Cidade é para as pessoas e nós os arquitectos devemos ter o ónus e a responsabilidade de projectar para alcançar o bem estar e a felicidade da população, enquadrada na harmonia urbanística e social de acordo com as normas que vamos estabelecendo e adaptando às idiossincrasias  (ou características) contemporâneas.
Como se constata pelas imagens em anexo não é um projecto de raiz. Trata-se de uma simples e modesta alteração para criar espaços de conforto onde viver possa ser estimulante e confortável.
Na minha carreira e vida cruzei-me com espaços exíguos mas que por outro lado tinham alma... Estou por exemplo a recordar o mítico bar na avenida Sacadura Cabral 18, o Cockpit, onde tudo é mínimo mas onde nos sentimos bem. Recordo também o antigo estúdio do arquitecto Nuno Portas para o LNEC onde funções e exigências das áreas de habitação se estabelecem num quadro de áreas mínimas. Ao ter experienciado cabines de barcos, camarotes de comboios e aviões, comecei ainda como académico a "torcer o nariz" a amplas áreas e a pés direitos regulamentares, sobretudo nos espaços das cidades históricas!
Neste projecto a chave que encontrei para submeter a nossa proposta a uma aprovação Camarária que exige rigor foi o desenho, o controle da luz através de vãos posicionados de acordo com a dinâmica do lugar e a incidência solar, o bom uso dos materiais e uma ergonomia apelativa ao uso doméstico. As áreas têm o mínimo para o posicionamento do mobiliário convencional, isto baixando os pés direitos também ao mínimo que a função de habitação e o conforto exigem.








2. ANÁLISE DA ESTRUTURA URBANA: ALINHAMENTOS, CÉRCEAS E VOLUMETRIA

Devido à implantação exígua do imóvel, sem possibilidade de crescer horizontalmente e por outro lado sendo ele um tradicional edifício da zona a emoldurar um agradável Largo Público que prossegue para uma rua pedonal, e para que houvessem as condições necessárias para um habitar condigno de espaços e funções, procuramos volume em altura mas que estivesse em articulação com todos os elementos estruturantes daquele primeiro espaço público que actualmente também serve de estacionamento.

Analisando a envolvente e até alguma divagação de outras construções adjacentes bem como a dispersão das antigas características edificantes do lugar e da sua morfologia, assim como das características daqueles espaços urbanos - semi-rurais  - pretendemos repor com alguma linguagem moderna o que nos parece essencial daquele tipo de edificado. Isto traduziu-se em subirmos um piso, mas a cércea da nova cornija é mimética da anterior e fica nos 5.50 cm não comprometendo a imagem do lugar.



3. QUADRO SINÓPTICO GERAL

Áreas:
Edifício (Área Total) - 40,50 m² de área bruta de construção.

Piso 0 - 16.5  m2
Piso 1 - 18.00 m2
Cobertura - 6.00 m2
Terraços - 10.50 m2

4. PARAMETROS URBANÍSTICOS

Cércea máxima edifício – 5,50 m²
Ponto mais alto da cobertura- 7,80
Área de construção bruta total de habitação – 51,00 m²
Área de implantação – 18,00 m²

Os corpos balançados e as varandas respeitam o artigo nove do REGULAMENTO DE EDIFICAÇÃO E URBANIZAÇÃO DO MUNÍCIPIO DE SETÚBAL

Número de Pisos acima da cota de Soleira  =2
Número de Pisos abaixo da cota de Soleira = 0

A cércea máxima tem uma altura de 3.50m





0 comentários: